Página voltada a ajudar colegas de Medicina e demais Profissionais de Saúde. Às vezes é difícil saber procurar fontes interessantes para se manter atualizado - aqui vai uma listinha de alguns lugares que eu costumo visitar.
Ótima fonte em inglês para novidades da Neurologia - disponível também no Spotify.
Associado a uma das revistas mais importantes da Neurologia.
Site da "International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions’ (IACAPAP)" com os capítulos de um livro sobre saúde mental na infância.
Nos EUA, médicos são estimulados a manter a educação continuada por meio de um sistema de créditos - CME. Por isso, há múltiplos cursos online, gratuitos e pagos, todos em inglês, que você pode pesquisar por esse site, gerido pelo conselho de acreditação do CME.
O Medscape, uma publicação da internet gratuita, reúne alguns dos conteúdos relevantes recentes das ciências médicas. Inclusive têm cursos e avaliações - que algumas vezes integram parte do CME.
Site do Centro de Memória de Curitiba, com diversos instrumentos cognitivos importantes - Mini-Mental, MOCA, Bateria Breve, GDS-15, Addenbrooke, etc.
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS CEFALÉIAS
Classificação das dores de cabeça, em português, feita pela International Headache Society em 2018.
Fonte do conhecimento mais consolidado em Neurologia.
Periódico impresso e online, em inglês, pago, mas com o conhecimento de referência, que guia as atualizações dentro da Neurologia. Publicado pela Academia Americana de Neurologia.
Site da Academia Brasileira de Neurologia. Para Associados, há uma área de aulas em formato de vídeos muito interessante, com temas atuais da Neurologia.
Na área do médico, podemos acessar duas plataformas interessantes: o Five-Minute Consult (dos mesmos produtores do UpToDate, mais simplificado) e o Medline Complete, com periódicos disponíveis grátis.
Não poderia faltar uma fonte de consulta rápida e sempre atualizada.
Textos em inglês, pago, com vasto repertório médico de múltiplas especialidades.
Plataforma de Pesquisa de artigos científicos, da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Aqui, é importante saber o que se está pesquisando, uma vez que os resultados são muito abrangentes - e nem tudo que se publica em ciências é realmente confiável, mesmo em periódicos supostamente acadêmicos. Além disso, os artigos muitas vezes não estão disponíveis gratuitamente - e para acessá-los frequentemente se usa de acessos pela instituição de ensino à que se está associado ou o Scihub.
Basicamente, uma versão do PubMed elaborada com ajuda do Brasil, com participação de diversos países latinoamericanos e de línguas latinas. Assim como no PubMed, temos que ter um pé atrás, pois nem tudo que se publica é confiável. O Acesso de artigos também frequentemente necessita ser feito por uma instituição de ensino ou o Scihub.